Blogosfera: Mídia Kit - O que é e como fazer?

midia-kit-como-criar-lipstickandpolaroids

Muita gente fica em dúvida na hora de montar seu Mídia Kit (eu também ficava), e a falta de informações não ajuda nada, nada. Pensando nisso, resolvi criar esse post para ajudar vocês, que ainda estão iniciando essa vida na blogosfera, ou não, mas que ainda tem dúvidas sobre o que é e que colocar no tão temido Mídia Kit

O QUE É UM MÍDIA KIT?

   
 O Mídia kit nada mais é, do que uma espécie de vitrine, um arquivo onde você vai ter toda uma apresentação do seu blog e suas principais informações/estatísticas, como: Público, seguidores, seus  contatos... tudo o que possa ser do interesse de alguém que queira saber mais sobre seu  site, como os anunciantes, por exemplo. É pelo Mídia Kit que a empresa vai conhecer mais  sobre você, seu blog e o seu potencial.


O QUE DEVO COLOCAR NO MEU MÍDIA KIT? 

          Logo: Adicione a logo do seu blog/site. Se não possuir, simplesmente escrava o nome.

Apresente seu Blog: Comece falando como tudo começou, quando e porque você começou a blogar, e cite os temas/assuntos abordados no seu blog.

Apresente-se: Escreva resumidamente um pouco sobre você. Quantos anos tem, de onde é, com o que trabalha... Pode, e deve adicionar uma foto sua ao lado, até porque, a marca quer saber quem vai estar “anunciando” sua empresa/produto, né?!

Estatísticas do Blog:

· Sobre seu público e dados demográficos: Fale sobre a idade, região, sexo...

Para isso, você pode criar uma pesquisa de público, com perguntinhas básicas sobre eles: Qual assunto mais gostam de ver no seu site, faixa etária, localização (região e país)... Isso vai ser muito importante na hora de montar seu Mídia Kit, e também na hora de definir seus leitores ;D Na aba Informações demográficas, no Analytics, você também pode encontrar informações como essas.

Ah, e por falar nisso, se você ainda não respondeu a Pesquisa de Público aqui do LP, antes de ir não esqueça de responder, hein! Vai me ajudar muito!

· Números:

É extremamente importante adicionar todas essas informações no seu Mídia Kit! Coloque informações reais, adquiridas através de ferramentas de tráfego, como o AnalyticsOs dados mais pedidos, geralmente são esses:

- Visita: Determina uma sessão individual iniciada por um visitante em determinado site. Cada visita tem um tempo de 30 minutos. Se o usuários retornar a esse mesmo site, dentro desse tempo, ainda contará como uma única visita. Se retornar depois de ter dado os 30 minutos, conta como uma nova visita.

- Visualização de página (pageview): Indica as páginas de um site que foram visualizadas por um visitante. Sempre que uma nova página for aberta, será contado um pageview.

- Visitantes únicos: Número de pessoas que acessam seu site. É contado de forma individual, sendo que, mesmo que um único visitante acesse seu site 50 vezes no mesmo dia, contará como um único visitante.

- Taxa de rejeição: Indica os visitantes que foram até seu site, visualizou apenas uma página, e saiu, sem abrir nenhuma outra.

· Mídias sociais e Dados de Contato:

-  Informe as redes sócias de qual seu blog/site faz parte: Mencione números, reais, de seguidores/curtidas/inscritos. Caso queira, pode também mencionar a média de curtidas e compartilhamentos que suas publicações tem.

- Coloque suas informações para contato: E-mail (obrigatório) e número de telefone (opcional).

· Espaço publicitário e Preços

 Nessa parte você pode mencionar as marcas que seu blog já tem parcerias,os tamanhos disponíveis para os anúncios e a localização deles no site (em caso dos banners, por exemplo), e valores de: 

- Banners: Espaço no layout do seu blog onde você irá colocar uma imagem, geralmente com o link da empresa vinculado nela.

Publieditoriais: Postagem (paga) no site com texto e fotos. É muito importante deixar claro para quem está lendo que é um post patrocinado, mas claro, sempre de forma muito natural. 

- Permuta: A marca te envia produtos para que você faça uma resenha deles no seu site, mas lembre-se, nunca de uma opinião não sincera para seus leitores! 

- Sorteios: Você realiza um sorteio através de seu site ou de sua redes sociais. Converse com a empresa para saber se ela tem alguma regra a impor na realização de tal. 

ONDE HOSPEDAR?

Existem vários sites onde você pode hospedar seu Mídia Kit, o site que eu uso, é o ISSUU.

1. Acesse o site Issuu.
2. faça o login de sua conta, ou se necessário crie uma.
3. Clique em > UPLOAD (fica ao lado da barra de pesquisa). 
4. Clique em > SELECT A FILE TO GET STARTED e selecione seu Mía Kit.


MODELOS FREE PARA DOWNLOAD 

o-que-e-midia-kit-como-criar-modelos-de-midia-kit-free-lipstickandpolaroids



o-que-e-midia-kit-como-criar-modelos-de-midia-kit-free-lipstickandpolaroids


o-que-e-midia-kit-como-criar-modelos-de-midia-kit-free-lipstickandpolaroids


Bom, é isso! Esse post ficou enorme, mas acho que consegui falar tudo. AAAH, um super site que eu indico para vocês criarem o Mídia Kit de vocês, é o Canva. Ele é incrível e tem várias opções de personalização, não só para Mídia Kit, como também para capas, cartões... Você também pode criar o seu pelo photoshop, para quem já tem mais íntima da ferramenta, ou no PowerPoint! Isso mesmo. Joga no Sr. Youtube: Criando Mídia Kit no PowerPoint, que tem uns vídeos bem bacanas, que se vocês derem uma olhada, vão ver que dá para fazer muita coisa no PowerPoint (muita mesmo!). 

Outros posts que você pode gostar!

12 comentários

  1. Oi Oi linda. Por acaso já tinha um midia kit feito mais ou menos do mesmo género que o teu. Mas o teu também Esta lindo 💙💙 muitos beijinhos e sucesso

    ResponderExcluir
  2. Tenho que atualizar meu Midia Kit urgente, mas confesso que é um pouco trabalhoso pegar todos os dados e fazer tudo certinho, mas necessário né! Seu post está completíssimo e amei os modelos free que você indicou, vou salva-los.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  3. Ainda não fiz o meu, ajudou bastante.
    Tô voltando com o blog agora e ainda falta ajustes é ótimo post assin

    ResponderExcluir
  4. Eu não fazia nem ideia do que era um mídia kit rsrsrsrs.
    Graças a você e a sua inteligencia de ter criado esse post já sei o que é rsrsrs!♥

    ResponderExcluir
  5. Mídia kit é muito Bom serio se você quer ter sua marca seu "currículo" o mídia kit é o melhor né, eu adoro fazer mídia kit. Beijos

    ResponderExcluir
  6. Simplesmente amei esse post! Ficou muito amor, ainda não tenho um mídia kit, mas quero fazer um logo. Seu blog é muito fofo! Beijos.

    www.gotadechampagne.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

  7. Adorei o post, muito útil.
    Também adorei o blog. Parabéns e continue assim.
    Visitarei mais vezes, beijinhos <3
    byquetura.wordpress.com

    ResponderExcluir
  8. Aquele post que chega na hora certa eu ainda não fiz o meu midia kit já comecei varias vezes mais nunca consegui finalizar vou salvar aqui pra fazer mais tarde.
    http://divacrespa.com/

    ResponderExcluir
  9. No comecinho do meu blog eu não sabia da importância ter um mídia kit. E também quão caro era comprar um. Graças a blogs igual seu que nos ajuda com esses macetes um tanto quanto complicadinhos! Adorei o post!

    http://www.blogstudiocamarim.com/

    ResponderExcluir
  10. Adorei o post! Eu já tenho meu mídia kit, mas tem algumas coisinhas do seu post que não tinha me atentado e é bom atualizar. Vou até deixar nos favoritos. haha Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Amei seu post guria! Ainda não fiz o meu, mas seu post me deu a luz que tanto necessitava seguir💕💕💕

    ResponderExcluir
  12. Adorei esse post! Muito obrigada ajudou muito!

    devaneiosdeinverno.blogspot.com.br

    ResponderExcluir