Cronograma Capilar: O que é e Como fazer? Tudo o que você precisa saber!


Quem não ama cuidar dos cabelo, né? O Cronograma Capilar é um modo muito eficaz de manter os fios saudáveis, e para quem está precisando de um help, de recuperar o cabelo danificado. Muitas meninas ainda tem dúvidas de como funciona o Cronograma Capilar, por isso hoje vim bater um papo com vocês, e explicar tudo o que vocês precisam saber, da forma mais simples possível!

O QUE É O CRONOGRAMA CAPILAR?

   
O Cronograma Capilar, resumidamente, nada mais é do que uma agenda de cuidados do seu cabelo, onde o objetivo é devolver aos fios todos os nutrientes, que ele perde conforme o dia-a-dia, muitas vezes por conta do uso frequente da chapinha, secador, muito sol, piscina..                                                                                                                                             
Quem já faz o Cronograma Capilar (CC), sabe da diferença enorme que ele traz aos fios, em um tempo relativamente curto, para quem segue a risca. Você pode montar seu próprio cronograma, de acordo com a necessidade do seu cabelo, mas também existem vários modelos, como posso dizer... "tradicionais", por aí, que são os que as pessoas geralmente usam. Mas nem sempre o que a maioria precisa, é o que você precisa, certo? Por isso que vai de cabelo para cabelo e, caso queira montar seu próprio, é preciso primeiro identificar qual é seu tipo de cabelo: seco, oleoso ressecado... para poder ter uma noção na hora de montar sua "agenda". 

Eu montei um modelo com os 4 tipos de cronogramas capilar para vocês usarem: Para cabelos muito danificados (que passaram por químicas, com pontas duplas, ressecados, sem brilho...) / para cabelos pouco danificados (tinturas, expostos ao sol, mar, piscina, muito secador...) / para cabelos saudáveis (sem tinturas ou químicas fortes) e o  Cronograma Oficial

sos-cabelos-cronograma-capilar-o-que-e-como-funciona-lipstickandpolaroids

AAh, é importante um intervalo de 48h até fazer uma próxima etapa! Por exemplo, se você fez hidratação na sexta-feira, espere até domingo, mais ou menos o mesmo horário que você fez a hidratação, para fazer o outro procedimento. Ok? 

QUAIS SÃO AS ETAPAS? 

O cronograma é divido em 3 etapas: 

Etapa A) Hidratação: Repõe a água do fio e devolve o brilho e maciez. Indicado para todo tipo de cabelo, até para os fios virgens, pois existem fatores como o sol, chapinha... que acabando agredindo o cabelo. E para quem está com o cabelo armado, sem brilho e ressecado. 

   
Glicerina, glicerina vegetal, colágeno, bepantol, proteína elastina, extratos botânicos, panthenol, Aloe vera (babosa), vitaminas,  cetearyl alcohol, cetyl alcohol, sacarose, proteínas (aveia, arroz, seda, hidrolisada da soja/milho, mel, chocolate...                                                                 
Etapa B) Nutrição ou Umectação: Repõe lipídios para devolver a oleosidade "natural"/necessária dos fios. Indicado também para os cabelos sem brilho, ressecados, sem movimento e com frizz.

   
Ceramidas, manteiga de karité, manteiga de cacau, manteiga de murumuru, manteiga de cupuaçu, manteiga de macadâmia, manteiga de tutano, óleo de argan, manteiga de abacate, óleo de coco, óleo de tutano, óleo de abacate, óleo de oliva.                                                               
Etapa C) Reconstrução: Repõe a massa e proteína dos fios, deixando eles mais rígidos. Os fios porosos, quebradiços e elásticos, são os que mais precisam de uma reconstrução.

   
Queratina, colágeno, arginina, cisteína, proteínas, aminoácidos de trigo...                                                                                                        


AVISO: Não é indicado fazer mais de uma reconstrução no mês. Duas, só se seu cabelo estiver realmente pedindo aquele SOS! Se não, muita reconstrução, pode  deixar o seu cabelo rígido/duro demais! 

CABELOS OLEOSOS PODEM FAZER NUTRIÇÃO?  

Sim! Mas manera aí, miga! Os cabelos oleosos já possuem sua oleosidade natural, que já é o suficiente. Então aposte em fazer mais hidratações e deixe um pouco de lado a nutrição, já que é feita com óleos puros e manteigas. Mas não deixe de fazer, viu?! Todas as etapas do cronograma capilar são importantes, para todos os tipos de cabelos! 


O QUE VOU PRECISAR PARA COMEÇAR? 

Não muita coisa... Muitas pessoas acham que para fazer o cronograma capilar precisa comprar mil potes de máscaras! Não gente, vocês podem começar o cronograma de vocês sem gastar muito, sim! 

  • Para a hidratação, apenas uma boa máscara, não precisa ser da mais cara, e alguns ingredientes da sua cozinha, para fazer uma receita caseira de vez em quando, basta. Hoje em dia eu estou usando a máscara Santo Black Poderoso, na Novex, (clica aqui para conferir a resenha), que é maravilhosa e eu paguei super baratinho no pote de 1kg! 
  • Para a nutrição, você pode usar óleos vegetais, como o de coco, que é incrível e super barato, e acredite, faz milagre no cabelo! 
  • Por último, na reconstrução, um vidrinho de queratina líquida, que você pode misturar com uma máscara e transforma-la numa reconstrutora. Ou opte por usar uma que já seja própria para reconstrução. Só não coloque queratina ela, pois por ser reconstrutora já vai ter a queratina na fórmula. 

Viu, como não precisa comprar uma máscara para cada etapa do CC? Você pode usar produtos mais em conta e misturar eles, na hora de passar a máscara, para fazer de um único creme, três funções. Entenderam? Sem contar que dá para seguir o cronograma capilar com receitas caseiras, que são uma ótima opção! 

Ter uma alimentação mais salvável, e beber muita água, também vão ajudar a trazer ainda mais resultados. Lembre-se que o que realmente, de certa forma, constrói a estrutura dos fios é a sua alimentação. Claro que não é só isso, mas 80% é alimentação e queratina. Os outros 20% é constituído por água, lipídios, zinco, cálcio...  Cabelos sudáveis e fortes, pedem alimentos mais saudáveis e ricos em proteínas. 


Bom, tentei resumir ao máximo, mas que ficasse uma explicação fácil para o entendimento. Qualquer dúvida, pode deixar aqui nos comentários . Ahh, lembrando que ainda da tempo de mandar sua pergunta/dúvida sobre cabelos! Pode mandar comentar aqui, me mandar pelas redes, ou no meu email: nicoly0706@gmail.com 😏

Outros posts que você pode gostar!

8 comentários

  1. Olá,
    Super completo seu post, e fiquei encantada com ele. Meu cabelo é super oleoso, e mesmo assim faço hidratação. Obrigada pelas dicas.
    Beijos,
    DMulheresInstagramFanpage

    ResponderExcluir
  2. Que post maravilhoso!!! Super completo e bem explicadinho! Meu cabelo tá precisando muito desses cuidados. Quando me sobrar algum tempo, vou fazer um cronograma. Beijão!!

    Boas de Papo

    ResponderExcluir
  3. Esse asunto de cronograma capilar é o que mais tenho visto kkkk. já faço o meu a um ano, tenho cabelo caheado então os cuidados precisam ser maiores. sucessos!!!

    ResponderExcluir
  4. a sigo um cronograma capilar, faz muito bem pro cabelo, deixa muito saudavel. E vale muitooo ressaltar a parte que a alimentação faz toda diferença, pois cuidar do corpo o resultado aparece por completo!
    Belo post, sucesso!

    ResponderExcluir
  5. Ai que lindo esse post... maravilhoso! Eu faço o segundo cronograma..muito bom. Adorei que ficou muito explicado e com muitas dicas. Sempre arrasando.

    ResponderExcluir
  6. Eu tento essa técnica do cronograma capilar há tempos, mas a preguiça deixa? Kkkk.. Talvez seu post me ajude a ser mais cuidadosa com minha madeixas. Ah, amei seu cabelo pink, tenho um desejo de fazer ombré hair azul em mim, mas o medo também não deixa!! Rsrsrrs.. Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Post super útil! Serviu pra ressaltar que faço meu cronograma certinho. E quanto aos resultados: amo cronograma! Já salvou meu cabelo 2x e tá salvando a terceira. :)

    Beijo,
    Pietra
    eutemostro.com

    ResponderExcluir