Resenha: Quem é você, Alasca?


resenha-quem-e-voce-alasca-john-green-lipstickandpolaroids

| Editora Intrínseca | Autor John Green | Número de páginas 272 | Classificação ★★★★★ |

SINOPSE

"Miles Halter é um adolescente fissurado por célebres últimas palavras que, cansado de sua vidinha pacata e sem graça em casa, vai estudar num colégio interno à procura daquilo que o poeta François Rabelais, quando estava à beira da morte, chamou de o "Grande Talvez". Muita coisa o aguarda em Culver Creek, inclusive Alasca Young, uma garota inteligente, espirituosa, problemática e extremamente sensual, que o levará para o seu labirinto e o catapultará em direção ao "Grande Talvez"."


resenha-quem-e-voce-alasca-john-green-lipstickandpolaroids

Eu sei que muita gente já deve ter lido esse livro, eu só não sei, o porque de eu ter demorado tanto pra lê-lo. Mas cara, que livro incrível! Eu não tenho nem palavras. É um livro maravilhoso, em todos os sentidos. Ele consegue prender o leitor à ele, de uma forma inacreditável. A cada página, o leitor fica cada vez mais curioso, para entender o porque das contagem regressiva dos dias em cada capítulo e o que significa o Antes e o Depois. 

resenha-quem-e-voce-alasca-john-green-lipstickandpolaroids

resenha-quem-e-voce-alasca-john-green-lipstickandpolaroids

resenha-quem-e-voce-alasca-john-green-lipstickandpolaroids

O livro conta a história de Miles Halter, um garoto apaixonado por bibliografias e últimas palavras e que sonha em conhecer o seu "Grande Talvez". Miles vai para a Culver Creek, o internato que seu pai frequentou, e lá ele conhece Chip Martin (Coronel), seu mais novo colega de quarto, que lhe apelida de "bujão"Takumi (fiel escudeiro de coronel) e Alasca Young ,a garota por quem se apaixona imediatamente.

Alasca é uma garota linda e incrivelmente sensual. Apaixonada por livros, e que busca a resposta das últimas palavras de Símon Bolívar "Como sairei deste labirinto?"  
Ela fuma, ela bebe, ela é inteligente, é traumatizada, e acima de tudo impulsiva. Ao decorrer do livro, você vai ser capaz de ama-la, assim como também vai odiá-la.

O livro ao todo, como eu já disse, é maravilhoso. Ele é engraçado, é divertido, e ao mesmo tempo doloroso e dramático (quem vê assim, até parece com a Alaca né? haha). John, conseguiu "botar" no livro toda aquela coisa de ser um adolescente e os sentimentos, os conflitos, os vícios... que cada um passa, geralmente tentando se "esconder".

Quem narra a história, é Miles, e narra em grades detalhes todo seu envolvimento com Alasca Young ao decorrer da história. 

Confesso que me surpreendi muito com o livro, e que, em relação ao antes e o depois, não foi bem o que eu esperava. Se eu chorei? Chorei. Aliás, não tem como não chorar. Quando você se dá conta, você já está envolvido demais com a história. As vezes eu tinha a breve sensação de estar dentro do livro, são tantos fatos pelos quais muitas vezes já passamos alguma vez na vida, que nos fazem refletir muito. 

resenha-quem-e-voce-alasca-john-green-lipstickandpolaroids

ALGUMAS FRASES DO LIVRO
"Se as pessoas fossem chuva, eu seria garoa e ela, um furacão." - Miles Halter
"Chega uma hora em que é preciso arrancar o Band-Aid. Dói, mas pelo menos acaba de uma vez e ficamos aliviados. " - Miles Halter
"O medo é a desculpa que todo mundo sempre dá." - Alasca Young
"Vocês fumam para saborear. Eu fumo para morrer." - Alasca Young
"Você não pode me mudar e depois ir embora." - Miles halter
"(...) Eu queria tanto me deitar ao lado dela, envolvê-la em meus braços e adormecer. Não queria transar, como nos filmes. Nem mesmo fazer amor. Só queria dormir com ela, no sentido mais inocente da palavra." - Miles Halter
resenha-quem-e-voce-alasca-john-green-lipstickandpolaroids
Assim como o próprio The Guardian diz na contra-capa do livro, "Este romance de estréia é uma amostra do talento bruto de Jonh Green, o tipo que de talento que faz você chegar à última página do livro como uma pessoa completamente diferente." 

Hoje, Quem é você, Alasca? é meu livro preferido. Eu nem via o tempo passar enquanto lia este livro. É um livro que faz você pensar como sua vida vai ser daqui pra frente. É um livro que merece ser lido com toda certeza 💖

Outros posts que você pode gostar!

2 comentários

  1. Oww ainda naoli esse livro :( quero tanto ler
    adorei seu blog flor :)
    http://aspoesiasdananda.blogspot.com.br

    ResponderExcluir