7 erros para evitar na hora de cuidar dos cabelos
Heeeey Meninas!
Nossa que loura está sendo essas últimas semanas de junho! Mas apesar de tudo é essencial tirarmos um tempinho para cuidar do nosso cabelo, né? Eu mesma não vivo sem esse "tempinho capilar" haha! Além do que, quem não quer ter o cabelo bonito e saudável? O cronograma Capilar é a ferramenta mais fundamental para quem quer recuperar o fios danificados, ou até mesmo só para mante-lo sempre em ordem (clica aqui para conferir o post), mas não vai adiantar de nada você segui-lo a risca se continuar fazendo esses 7 erros capilares que eu trouxe hoje para vocês.
1. Pentear / escovar os cabelos de qualquer jeito
A maioria das pessoas começa a pentear os cabelos, da raiz ás pontas, mas o jeito correto é começar das pontas e com cuidado ir subindo. Assim, deixando as pontas desembaraças primeiro, não corre o risco e quebrar o fio, que é o que acaba acontecendo. Aah, e a dica é usar um pente de dentes largos, que são os melhores!
2. Esfregar o comprimento e pontas com shampoo
Na hora de lavar os cabelos, devemos ter cuidados em dobro, e o primeiro deles é na aplicação do shampoo. Sempre que for lavar os cabelos, devemos esfregar, com as pontas dos dedos, somente o couro cabeludo, já que o shampoo serve realmente para "tirar" a oleosidade do cabelo, que fica na raiz. Quando esfregamos as pontas acabamos arrebentando o fio, por ser muito frágil, principalmente quando molhado, e causando o ressecamento. Mas então Bia, como eu vou limpar o comprimento? Na hora do enxague! Quando for enxaguar os fios, é só deixar a espuma escorrer pelas pontas que já é o suficiente para a limpeza!
3. Aplicar concionador ou máscara na raiz
Jamais passe condicionador ou máscara na raiz!!! Uma dica é fazer um rabo de cavalo, baixo, com as mãos mesmo, durante o banho, e aí você vai saber exatamente onde aplicar o produto. Na nossa cabeça existem vários poros, que é por onde saem os fios de cabelo. Se aplicamos condicionador, máscara... na raiz, esses poros acabam ficando "entupidos", causando oleosidade, caspa e dificultando o crescimento dos cabelos. Inclusive, é para isso que serve os shampoos detox, que é uma esfoliação no couro cabeludo para fazer aquela limpeza profunda nos poros.
4. Não usar um protetor térmico antes de usar o secador ou chapinha
É mega importante proteger os fios do calor do secador, chapinha... Mas ainda tem muita gente que não usa nenhum tipo de proteção. No mercado já existem diversas marcas de protetores térmicos, alguns deles bem baratinhos, então é uma coisa que demos investir, pois o calor danifica demais o fio. A aplicação do protetor deve ser apenas no comprimento e pontas do cabelo.
Esses são alguns protetores térmicos que eu uso, que são bem acessíveis e eu super indico para vocês!
5. Prender o cabelo sem cuidado
Temos que ter cuidado na hora de fazer certos penteados, principalmente aqueles coques que, inclusive, a Nicoly vive usando hahaha, que é o rabo de cavalo incompleto, sabem? Esses penteados acabam amassando muito o cabelo e deixando as pontas espigadas, pois quebra muito o fio. Na hora de amarrar o cabelo, ou fazer coques que usam elásticos, usem algum que seja mais molinho, de algodão, ou aqueles feitos com meia.
6. Esfregar a toalha nos cabelos molhados
Se esfregar o cabelo com o shampoo já destrói os fios, imaginem com uma toalha, que é super áspera! O movimento de esfrega-la ou de torcer-la no cabelo, destrói 2x mais o fio. Quando for enxugar o cabelo, vá sempre dando leves apertadas com a toalha, assim vai absorver a água e não vai prejudicar os fios. AAH, uma dica é usar uma camiseta de algodão para enxugar o cabelo. Elas absorvem maior quantidade de água e são mais macias!
7. Dormir com o cabelo molhado
Sempre seque o cabelo antes de dormir! (E não se esqueça do protetor térmico, claro). Dormir com o cabelo molhado, ou pior, com o cabelo molhado e preso, trás vários danos, tanto ao fio quanto ao couro cabeludo! Quando dormirmos com o cabelo úmido, em partes temos o mesmo efeito que o condicionador causa quando aplicamos na raiz: os poros vão ficar entupidos deixando o cabelo sem respirar, o que consequente mente causa caspa, oleosidade e até queda dos cabelos.
DICA EXTRA
Nunca lavar o cabelo na água "fervendo". A água muito quente resseca extremamente os fios, e por isso devemos evitar ao máximo quando for dia de lavar o cabelo. O ideal é lavar os fios com água morna, e finalizar com a água fria, que sela as cutículas, porém, vocês sabem que nesse frio fica difícil, né amores? Então apenas a água morna já é o suficiente!
Repararam que são coisas que a gente acaba fazendo no nosso dia a dia, e muitas vezes nem percebendo o quanto isso prejudica a saúde do nosso cabelo? Vocês seguindo o cronograma capilar e evitando fazer esses 7 erros, em poucas semanas já vão notar uma diferença enorme no seu cabelinho! Depois me contem aqui nos comentários o que vocês acharam e se tem o costume de fazer alguns desses erros 😚😚
3 comentários
Olha, quase não cometo nem um desses erros, só o fato de eu lavar com água quente. O pior é que eu sei que faz mal pro cabelo (pra pele também, né), mas não consigo tomar banho com água fria ou morna. Mas adorei as dicas, ajudam muito. Beijos
ResponderExcluirhttp://www.boas-depapo.blogspot.com
Que ótimo!!! Sim, mas eu confesso que eu também não hahaha, ainda mais nesse friozinho que está fazendo aqui na minha cidade!
ExcluirQue bom amore <3
Beijinhoss,
Esse post ficou sensacional!!
ResponderExcluir