Resenha: Quem é você, Alasca?
| Editora Intrínseca | Autor John Green | Número de páginas 272 | Classificação ★★★★★ |
SINOPSE
"Miles Halter é um adolescente fissurado por célebres últimas palavras que, cansado de sua vidinha pacata e sem graça em casa, vai estudar num colégio interno à procura daquilo que o poeta François Rabelais, quando estava à beira da morte, chamou de o "Grande Talvez". Muita coisa o aguarda em Culver Creek, inclusive Alasca Young, uma garota inteligente, espirituosa, problemática e extremamente sensual, que o levará para o seu labirinto e o catapultará em direção ao "Grande Talvez"."
Eu sei que muita gente já deve ter lido esse livro, eu só não sei, o porque de eu ter demorado tanto pra lê-lo. Mas cara, que livro incrível! Eu não tenho nem palavras. É um livro maravilhoso, em todos os sentidos. Ele consegue prender o leitor à ele, de uma forma inacreditável. A cada página, o leitor fica cada vez mais curioso, para entender o porque das contagem regressiva dos dias em cada capítulo e o que significa o Antes e o Depois.
O livro conta a história de Miles Halter, um garoto apaixonado por bibliografias e últimas palavras e que sonha em conhecer o seu "Grande Talvez". Miles vai para a Culver Creek, o internato que seu pai frequentou, e lá ele conhece Chip Martin (Coronel), seu mais novo colega de quarto, que lhe apelida de "bujão", Takumi (fiel escudeiro de coronel) e Alasca Young ,a garota por quem se apaixona imediatamente.
Alasca é uma garota linda e incrivelmente sensual. Apaixonada por livros, e que busca a resposta das últimas palavras de Símon Bolívar "Como sairei deste labirinto?"
Ela fuma, ela bebe, ela é inteligente, é traumatizada, e acima de tudo impulsiva. Ao decorrer do livro, você vai ser capaz de ama-la, assim como também vai odiá-la.
O livro ao todo, como eu já disse, é maravilhoso. Ele é engraçado, é divertido, e ao mesmo tempo doloroso e dramático (quem vê assim, até parece com a Alaca né? haha). John, conseguiu "botar" no livro toda aquela coisa de ser um adolescente e os sentimentos, os conflitos, os vícios... que cada um passa, geralmente tentando se "esconder".
Quem narra a história, é Miles, e narra em grades detalhes todo seu envolvimento com Alasca Young ao decorrer da história.
Confesso que me surpreendi muito com o livro, e que, em relação ao antes e o depois, não foi bem o que eu esperava. Se eu chorei? Chorei. Aliás, não tem como não chorar. Quando você se dá conta, você já está envolvido demais com a história. As vezes eu tinha a breve sensação de estar dentro do livro, são tantos fatos pelos quais muitas vezes já passamos alguma vez na vida, que nos fazem refletir muito.
ALGUMAS FRASES DO LIVRO
"Se as pessoas fossem chuva, eu seria garoa e ela, um furacão." - Miles Halter
"Chega uma hora em que é preciso arrancar o Band-Aid. Dói, mas pelo menos acaba de uma vez e ficamos aliviados. " - Miles Halter
"O medo é a desculpa que todo mundo sempre dá." - Alasca Young
"Vocês fumam para saborear. Eu fumo para morrer." - Alasca Young
"Você não pode me mudar e depois ir embora." - Miles halter
"(...) Eu queria tanto me deitar ao lado dela, envolvê-la em meus braços e adormecer. Não queria transar, como nos filmes. Nem mesmo fazer amor. Só queria dormir com ela, no sentido mais inocente da palavra." - Miles Halter

Assim como o próprio The Guardian diz na contra-capa do livro, "Este romance de estréia é uma amostra do talento bruto de Jonh Green, o tipo que de talento que faz você chegar à última página do livro como uma pessoa completamente diferente."
Hoje, Quem é você, Alasca? é meu livro preferido. Eu nem via o tempo passar enquanto lia este livro. É um livro que faz você pensar como sua vida vai ser daqui pra frente. É um livro que merece ser lido com toda certeza 💖
2 comentários
Oww ainda naoli esse livro :( quero tanto ler
ResponderExcluiradorei seu blog flor :)
http://aspoesiasdananda.blogspot.com.br
Lê sim flor! É lindo <3
ResponderExcluirBeijooos!