Resenha: Livro "Diário de uma Escrava"

resenha-livro-diario-de-uma-escrava-misterio-leitura-lipstickandpolaroids

| Editora DarkSide Books | Autora Rô Mierling | Número de páginas 240 | Classificação ★★★★★ |

Quem conferiu minha wishlist literária na semana retrasada, viu que no topo da minha lista estava o Diário de uma Escrava. No início da semana passada eu consegui comprar o livro, e em uma semana eu terminei ele. E motivo de eu ter, pela primeira vez na vida, terminado de ler um livro, tão rápido? Ele é incrível! Sério.

resenha-livro-diario-de-uma-escrava-misterio-leitura-lipstickandpolaroids

resenha-livro-diario-de-uma-escrava-misterio-leitura-lipstickandpolaroids

SINOPSE

   
 "Laura é uma menina sequestrada e jogada no fundo de um buraco por alguém que todos imaginavam ser um bom homem. Ela vê sua vida mudar da noite para o dia, e passa a descrever com detalhes sinistros e íntimos cada dia, cada ato, cada dor que o sequestro e o aprisionamento lhe fazem passar. Estevão é homem casado, trabalhador, pai de família, mas que guarda em seu íntimo uma personalidade psicopata. Ele percorre ruas e cidades se apossando da vida de meninas ainda muito jovens, pois dentro de si uma voz afirma que é dele que elas precisam. Mergulhando fundo nessa fantasia, ele destrói vidas, famílias e sonhos, deixando atrás de si um rastro de dor e morte." [...]


A história e o assunto do abordado no livro é bem pesado. Ele tem uma riqueza de detalhes, e é isso que o torna ainda mais "tenso". 

Diário de uma escrava é narrado em forma de diário, onde Laura conta como foi conseguir sobreviver, por mais de quatro anos, no fundo de um buraco, "abandonada", sendo violentada de todas as formas, (formas que um leitor, nem poderia imaginar que Rô Mierling descreveria), vivendo de forma deplorável, sem a luz do sol e sendo obrigada a conviver com o lado mais negro, cruel e sombrio que um ser humano pode ter. Apesar de tudo, dos estupros que sofre diariamente, as vezes chegando a desmaiar várias vezes, Laura é persistente. Ela pensa que um dia estará livre novamente, com sua família, amigos, namorado. Mas enquanto isso não acontece, ela faz tudo o que pode para manter o homem que a sequestrou, a quem ela chama de Ogro, o mais longe dela. 

É um livro agoniante e até mesmo perturbador. Do meu ponto de vista, é sim uma leitura capaz de deixar o leitor com um pensamento perturbado; mexe com nosso psicológico, e de certa forma, "virar nossa cabeça". Não é um livro que lemos com total conforto. Sentimos os "choques", a cada vez que a protagonista narra, praticamente detalhadamente, seus estupros e as torturas que passa com o Ogro. 

resenha-livro-diario-de-uma-escrava-misterio-leitura-lipstickandpolaroids

resenha-livro-diario-de-uma-escrava-misterio-leitura-lipstickandpolaroids

Laura era uma menina linda, jovem, igual a todas as outras que o Ogro sequestrou antes dela, e depois também. 

   
 "Eu fico ali, chorando e sabendo que faz mais de quatro anos que fui sequestrada e a polícia não deve estar à minha procura. O único que sabe onde estou é aquele homem nojento que me estrupa todo dia e a quem chamo de Ogro."


O livro também, em alguns momentos, para de ser escrito como um diário, e começa a contar histórias de outras garotas que tiveram sua vida destruída, por homem que todos achavam ser normal (ou quase normal, ele era meio que ignorado, e muitos o acham estranho). Casado, tinha um emprego, ia a igreja. Mas atrás dessa "máscara de bondade" existia um homem que cometia muitas atrocidades.

resenha-livro-diario-de-uma-escrava-misterio-leitura-lipstickandpolaroids

resenha-livro-diario-de-uma-escrava-misterio-leitura-lipstickandpolaroids

Eu senti que a autora acabou sendo muito repetitiva, em partes, mas não deixa de ser muito bem escrito. Assim, com essas "repetições", não ficamos mais tão paralisados com o que acontece com Laura. Sabe, como se a gente já esperasse por aquilo? 

Confesso que fiquei bem indignada (aliás, muito) com o final do livro, a ponto de querer jogar ele na parede, o mais forte que eu conseguisse. Mas, por outro lado, eu compreendi o porquê da autora ter escolhido esse fim para a trama. Acho que todos que leem o Diário de uma Escrava, deveria olhar os dois lados dos fatos e, ao menos, tentar entender a escolha de Laura. (Leiam a nota 3 para entender a inda melhor).

Diário de uma Escrava é baseado em fatos reais, tanto é que, no final do livro, a autora fez questão de colocar várias notas que contam casos reais, bem parecidos com o que Laura viveu ha história. Casos de mulheres e meninas que foram sequestradas, estrupadas, violentadas e mantidas em cativeiro durante anos. Rô Mierling aborda um assunto muito comum ainda nos dias de hoje, e que é importante ser debatido. Ela consegue prender qualquer leitor, com sua escrita simples, mas ao mesmo tempo dura e direta. 

resenha-livro-diario-de-uma-escrava-misterio-leitura-lipstickandpolaroids

Em relação a aparência do livro em si, é tudo muito maravilhoso. E o por que das laterais em degradê azul e lilás? Issoa gente descobre no comecinho do livro! 

É um livro que vale a pena ser lido e refletido, e que com certeza ficará na sua mente, e você vai ficar se questionando o porque de tudo tudo isso ter acontecido, o que leva alguém a fazer isso com as pessoas? 

resenha-livro-diario-de-uma-escrava-misterio-leitura-lipstickandpolaroids

Gostaram da resenha? Alguém aí já leu o Diário de uma Escrava? Me conta aí nos comentários!

Outros posts que você pode gostar!

12 comentários

  1. Só de ler a sua resenha eu fico agoniada e com um certo nojo - não nego. Não sei se conseguiria ler esse livro por conta de ser um assunto pesado e por ser feminista e lutar contra isso e muitas outras coisas, eu não teria "sangue" pra isso. Mas o livro em si (design) é lindo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Só de ler sua resenha me subiu um arrepio tremendo! Acho que não tenho coragem ou estômago para ler uma história forte assim! Eu tenho tanto nojo de pessoas assim, o que elas ganham tirando a vida de inocentes para satisfarezem seus prazeres? Ahhhh! Creio que apesar de pesado em relação ao conteúdo, é um livro que deve trazer uma reflexão incrível! Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  3. Olá! Primeiramente: ADOREI teu blog! Super lindo! Parabéns!!!
    "Segundamente": nussss que livro massa, bem provocante, fiquei realmente com vontade de ler! Sem contar que ele tem um design lindo! Acho legal esse tipo de literatura para divulgar problemas reais, ajuda demais a pessoas tomarem coragem e saírem dessa situação!

    bjs

    Inajara

    www.vintageandgeek.com.br

    ResponderExcluir
  4. Pela capa eu não imaginava que o assunto abordado era pesado, me surpreendi muito. Tenho receio de ler sobre psicopatia, nunca li algo sobre por medo mas esse livro me chamou muito a atenção, não só pela a capa mas a sua resenha me atraiu. Já coloquei na minha lista e vou ler quando me sentir preparada.
    Um beijo, as fotos ficaram lindas!

    ResponderExcluir
  5. Pensa numa pessoa que ao ler essa resenha ficou com uma vontade absurda de ler "Diario De Uma Escrava"? Chayene! E claro, eu. Só de ler a sua resenha já me apeguei tanto a personagem principal. O triste é saber que por esse mundo ainda existem muitas mulheres escravas, não apenas serviçais, mas principalmente sexual. Nós mulheres não somos objetos de prazer, mas sim seres que devem serem amadas e respeitadas. Parabéns pelo post ❤

    ResponderExcluir
  6. Muito bom ver um livro que aborda essas questões, porque a discussão é bem atual, ela bate diretamente com o machismo e o patriarcado que as mulheres tanto lutam hoje. Discussão muito pertinente e atual! Arrasou na resenha. Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Que lindo esse livro! Lembra um bem parecido que eu tenho. Acho super legal quando tratam desses assuntos seja em livros ou em filmes, me interesso :) Parabéns pelo seu blog e pela resenha! Beijos

    www.gotadechampagne.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia o livro e nem a autora mas nossa, fiquei impressionada com a historia de Laura. Não curto livros assim mas algo me fez querer ler esse. Já quero pra ontem <3

    ResponderExcluir
  9. Esse livro está na minha lista de desejos desde que foi lançado a pré-venda! Além de ter essa capa maravilhosa, as páginas são coloridas e eu estou APAIXONADA <3
    Adorei a resenha, e se antes já estava louca pra ler, agora já não aguento mais!

    ResponderExcluir
  10. Faz um bom tempo que eu não leio nada, mas fiquei super curiosa por esse, sua resenha tá incrível. Fiquei impressionada com a história e quero saber o final. E essas páginas? Essa capa, esse degradê <3 é puro amor!

    Beijo

    ResponderExcluir
  11. eu ameiii a resenha e que história dessa Laura hein, adorei conhecer um pouco mais sobre a autora que ate então nao conhecia, amei o seu blog, bjs e sucesso

    ResponderExcluir
  12. Acho que preciso deste livro pra já. Realmente a história parece ser bem complexa e intrigante. Fiquei muito curiosa pra saber o que acontece no final e também o por quê do livro ser em nessas cores!!1 Beijão!!


    Boas de Papo

    ResponderExcluir